Perguntas frequentes

Preciso de um Certificado Digital. Como comprar?

As etapas de compra são:

  • solicitação;
  • pagamento;
  • agendamento do atendimento e entrega do Certificado;
  • realização do atendimento;
  • emissão (entrega) do Certificado Digital.

Solicitei e paguei o meu Certificado Digital. Qual é a próxima etapa?

Agora, você precisa agendar o seu atendimento. Você vai receber um email com a confirmação do seu pagamento e um link para efetuar seu agendamento. É preciso informar Número do Pedido e também o CPF/CNPJ do titular.

Não. O Certificado Digital é um documento de identificação de uso pessoal e intransferível. Uma vez emitido em nome do titular, os dados do Certificado Digital não podem ser alterados, sendo necessária uma nova compra.

No entanto, antes de solicitar o novo Certificado Digital é necessário realizar a alteração do Representante Legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após esse processo, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa.

O antigo Certificado, com os dados desatualizados, deve ser revogado.

Quero comprar mais de um Certificado, é possível?

Em nosso site você pode comprar até 05 Certificados Digitais em um único pedido. As etapas da compra são:

  • solicitação;
  • pagamento;
  • agendamento do atendimento e entrega do Certificado;
  • realização do atendimento;
  • emissão (entrega) do Certificado Digital.

Agora, se você precisa de mais de 05 Certificados Digitais, é preciso realizar a compra por meio do telefone: (11) 3227-1311

Quantos Certificados posso colocar na mesma mídia - cartão ou token?

Cada mídia, cartão ou token, pode comportar até quatro Certificados Digitais, dependendo do tipo. No entanto, não recomendamos tal prática, pois em caso de problemas na mídia, esquecimento de senha ou qualquer outra eventualidade que possa causar dano, todos os Certificados armazenados serão perdidos, sem a possibilidade de recuperação.

Realizei a compra, mas meu boleto expirou como solicito outro?

Neste caso, é preciso realizar uma nova compra. Fique tranquilo que o boleto vencido não gerará cobranças.

Preciso incluir o número do CEI/CAEPF no meu Certificado. Como fazer?

Se você já comprou e realizou o atendimento, presencial ou online, não é possível incluir esta informação no seu Certificado Digital, sendo necessária uma nova compra.

Agora, se você ainda não tem um Certificado Digital, para que estas informações constem nele, é preciso apresentar o documento do CEI (Cadastro especifico do INSS) ou CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física), presencialmente ou por e-mail, no caso de atendimento online.

Quais são as diferenças entre os Certificados A1 e A3?

O Certificado Digital A1 é emitido e armazenado no computador. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado. Outra característica deste tipo de Certificado é a validade restrita a um ano (12 meses).

Características do Certificado A1

  • Armazenado e emitido no computador.
  • Senha opcional.
  • Permite a cópia e uso em outros dispositivos.
  • Validade de 1 ano (12 meses).
  • Não exige o uso de mídias (Cartão/Token).
  • Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.

Já o Certificado Digital A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token (parece um pen drive), ou na nuvem, o qual chamamos de remoteID.  A validade deste Certificado pode ser de até 60 meses, dependendo do local de armazenamento. E, nesta modalidade, o acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem.

Características do Certificado A3

  • Armazenado e emitido em mídias (Cartão, Token ou nuvem).
  • É protegido por senha ou duplo fator de autenticação.
  • Não pode ser copiado.
  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).
  • Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem.
  • O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.

Quero comprar somente o Certificado, sem mídia, é possível?

Sim, é possível. Se você deseja ter apenas um Certificado Digital, SEM MÍDIA (cartão ou token), acesse nossa loja virtual e no menu do lado esquerdo selecione “SEM MÍDIA”. Lembramos que este tipo de Certificado, que é obrigatoriamente do tipo A3, somente funciona quando está armazenado em uma mídia, cartão ou token.

Sou médico. Como adquirir o Certificado para CRM digital/Telemedicina?

O Certificado Digital indicado para a prática médica é o e-CPF. Com ele o profissional pode dar andamento a sua rotina profissional e, também, utilizá-lo em outras aplicações, como para o envio do Imposto de Renda e acesso a serviços da Receita.

Existem vários tipos de e-CPF e você deve escolher o Certificado Digital que melhor se adequa a sua rotina. Há dois tipos de Certificados, o A1 e o A3.

  • Certificado Digital e-CPF A1: ele é emitido e armazenado no seu computador. Pode ser copiado para outras máquinas se desejar. A validade é de até 12 meses.
  • Certificado Digital e-CPF A3: ele é emitido e armazenado no cartão, token ou na nuvem. Se você já tem a Carteira de Identidade Profissional com chip também pode usá-la para armazenar seu Certificado. Neste caso, quando for adquirir o produto, opte pela opção “Somente Certificado”. A validade dos Certificados Digitais A3 varia de 12 a 60 meses.

Como acessar ou consultar meus pedidos?

É simples. Basta acessar a sua área de cliente! Clique aqui e, em seguida, acesse Meus Pedidos – do lado direito da página. Insira seu e-mail (login) e senha. Depois, é só consultar seus pedidos e detalhes.

O que é e como é feito o atendimento online?

É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento. Somente é possível para pessoas com a biometria cadastrada, ou seja, que já fizeram algum outro certificado com biometria anteriormente. Se tiver dúvidas você pode nos consultar pelo telefone (11) 3771-1311.

Quais são os pré-requisitos para o o atendimento online?

  • Apenas certificados do tipo A1;
  • Títular com a CNH emitida a partir do ano de 2017 ou já realizou uma emissão de certificado com cadastro de biometria (foto + digitais).

O que é necessário para realizar o atendimento online?

Para realizar o atendimento online é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.
  • Instalar, previamente, o aplicativo para a realização da videoconferência caso utilize celular ou tablet.

Fique tranquilo: todas essas informações são enviadas por e-mail antes do atendimento

Como cancelar ou reagendar o atendimento?

Para cancelar ou reagendar seu atendimento, clique aqui. Você vai precisar informar o número do pedido e o CPF do titular do Certificado Digital.

Quero comprar meu Certificado Digital e ser atendido sem sair de casa, é possível?

Sim, é possível. Há duas alternativas:

  1. Se você tiver dados biométricos cadastrados o atendimento pode ser realizado online.
  2. Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento na sua casa ou empresa.

Quanto tempo dura uma emissão online ou presencial de um certificado?

O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.

Qual o prazo para estar disponível o certificado para uso?

O certificado emitido até as 17h leva até 30 minutos a 2h para estar disponível, depende do fluxo de atendimento. Em caso de emissão fora do horário comercial somente no próximo dia útil.

Conclui a emissão de meu certificado (Cartão/token/Arquivo) e agora? Como instalo o certificado?

Se você possui cartão (A3):

  1. Primeiramente você deverá ter a leitora instalada em seu computador. Verifique a marca e modelo para que a instalação esteja correta.
  2. Após a instalação da leitora é necessário instalar o drive do cartão (Modelo Oberthur AWP).
  3. Agora basta inserir o cartão na leitora e utilizá-lo como desejar.

Se você possui Token:

  1. Você precisa instalar o drive do pen drive (Token SAFENET 5110).
  2. Após essa instalação basta conectar o pen drive no computador e utilizá-lo.

Se você fez o certificado em arquivo (A1):

  1. Você recebeu um email com o instalador do certificado. É necessário instalá-lo e seguir os passos para o recebimento e instalação do seu certificado.

Todos os procedimentos de instalação você pode verificar diretamente na Autoridade Certificadora: https://www.doccloud.com.br/instalacao